Pacientes são atendidos com horário agendado pela regulação de exames
Especializado em exames de diagnóstico, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, atendeu mais de 1,3 mil pacientes para realização de ultrassonografias de abdômen, das vias urinárias, transvaginal e de articulações. Os exames foram realizados durante os mutirões do Governo de Rondônia na unidade de saúde nos meses de julho e agosto. O serviço tinha sido suspenso no período mais intenso da pandemia.
Ana Claudia, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Diagnóstico do HBAP, explicou que vários setores e profissionais foram envolvidos no mutirão, desde a regulação que entra em contato com cada paciente.
A enfermeira contou que mesmo com todos esses esforços, cerca de 300 pessoas faltaram e ocuparam vagas de outros pacientes. “Nós pedimos para os usuários que os cadastros fossem atualizados, ligamos e pedimos confirmação, mesmo diante disso, muitos não compareceram”, afirmou Claúdia.
Os exames realizados no Hospital de Base atenderam pacientes internados e também os externos encaminhados pelas unidades básicas de saúde e Policlínica Oswaldo Cruz (POC). A demanda recebida é alta e conta com profissionais especializados em várias áreas da saúde, assim como equipamentos hospitalares modernos.
Raquel Gil, diretora geral do HBAP, destacou que a ação “atendeu a solicitação do governo do estado e secretário de saúde. O mutirão que, inicialmente aconteceria apenas no mês de julho, foi prorrogado para o mês de agosto para que os pacientes que aguardavam fossem atendidos com maior agilidade”.
Fonte: Secom