O Governo de Rondônia realizou na manhã deste domingo (19), uma coletiva de imprensa para destacar pontos importantes para a 2° edição do “Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, que visa promover, divulgar e incentivar o consumo do tambaqui dentro e fora do Estado, além de abrir novos mercados e gerar novas oportunidades de negócios.
O evento contou com a visita ilustre do secretário Nacional de Agricultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que destacou a importância do Festival, inclusive, garantindo a oportunidade para que o brasileiro experimente da culinária tão marcante de Rondônia. “Outra pontuação que influencia de maneira positiva, além do consumidor, é a isenção do PIS/COFINS da ração do peixe, que para os produtores é de grande valia. Ainda é uma ação que depende da aprovação de senadores e deputados, porém já está em andamento”, disse.
Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe é de extrema importância
O secretário de Estado da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destacou que “um Festival não se faz sozinho. Foram mais de 1.000 colaboradores para a realização desse grande evento”.
O vice-governador, José Jodan, agradeceu a todos os setores que possibilitaram o desenvolvimento do setor e a realização do Festival. Também agradeceu ao Jorge Seif pela parceria e apoio para o avanço do consumo do tambaqui em todo o Brasil.
O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luciano Brandão, comentou que “o fortalecimento da cadeia psíquica é de extrema importância com a assistência técnica, levando tecnologia para os produtores da pequena propriedade, para que assim a população tenha peixe saudável”.
Secretário Nacional de Agricultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, prestigiou evento em Rondônia
O superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Sérgio Gonçalves, pontuou que “o Festival e as próximas ações envolvendo o tambaqui, são para garantir que o peixe esteja disponível em todos os supermercados do Brasil, rumo à consolidação do produto”.
TAMBAQUI NA ECONOMIA
O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Daniel Pereira, esclareceu que “o brasileiro não tem o hábito de comer peixe da Amazônia. Por isso, promover esse Festival para fora do Estado, é uma visibilidade enorme para o consumo fora daqui. Quem não conhece o tambaqui, basta mostrar a primeira vez que já conquista o consumidor”, finalizou.
Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a julho de 2021, Rondônia já exportou para o Peru e Bolívia mais 120 toneladas de tambaqui a estes países, contabilizando mais de U$ 280 mil dólares.