Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade chega ao Parque Estadual Corumbiara

Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade chega ao Parque Estadual Corumbiara




Em mais uma ação voltada à proteção da biodiversidade, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com ações da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) realizou, na última semana, o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Estadual Corumbiara. O programa possui apoio do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), e atualmente é desenvolvido em oito unidades de conservação no Estado de Rondônia.

O Programa Monitora busca garantir visibilidade e aumentar diálogo sobre questões ambientais e proteção das unidades de conservação, com base no compartilhamento de informações que são trazidas pelos pesquisadores, gestores das áreas e das comunidades. Esse modelo de controle da biodiversidade foi criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).



A coruja foi um dos animais que a equipe da Sedam monitorou durante o programa

Durante as atividades no Parque Estadual de Corumbiara, as equipes trabalharam na coleta de informações sobre os animais silvestres e monitoramento de identificação de animais daquela região, através de vestígios deixados pelos animas na estrada como pegadas; pelos; penas; fezes e vocalizações. Estas informações são utilizadas como dados complementares no monitoramento da biodiversidade das Unidades de Conservação.

Segundo o Biólogo da CUC, Thales Quintão Chagas, um dos principais objetivos das Unidades de Conservação é proteger os recursos naturais que possuem relação direta ou indireta com a unidade. “Monitorar a biodiversidade pertencente a um espaço protegido colabora para a avaliação da efetividade das ações que são desenvolvidas pelas Unidades, além de fornecer dados reais que possibilitam a inferência de aspectos ligados à qualidade ambiental das mesmas”, esclareceu o biólogo.

A ação contou com a participação de analistas e técnicos ambientais da Sedam que atuaram em colaboração com moradores do entorno da unidade, alinhando o conhecimento técnico ao tradicional em busca de obter informações referentes à biodiversidade local.

“O conhecimento comum adquirido das experiências de vida dos mesmos associados ao conhecimento técnico/científico têm sido um dos principais responsáveis pelo êxito do programa. Os moradores são capacitados e exercem a função de monitores, atuando no planejamento e coleta de dados de campo”, afirmou Thales.

As informações coletadas em campo servem de indicativos da situação ambiental local, auxiliam as políticas e ferramentas de gestão da unidade e compõem o banco de dados estadual do programa. Além disso, tais informações ajudam na avaliação da efetividade protetiva da UC em questão.

PARQUE ESTADUAL

O Parque Estadual Corumbiara, situado no município de Cerejeiras, possui uma área de 384.055 hectares e foi criado em 23 de março de 1990, pelo decreto No 4.576. Em 2002, a Lei 1.171 definiu a alteração de seus limites. Os objetivos da CUC são conservar áreas especiais de encontro dos Biomas Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal; proteger áreas úmidas importantes como refúgios para peixes e anfíbios e para a alimentação, reprodução e descanso de aves palustres; promover a conservação dos ambientes lênticos entre os Rios Mequéns, Verde e Corumbiara.

As ações gerenciais propostas são iniciativas de caráter geral, essenciais para que a visitação ao PEC possa se desenvolver. Referem-se às estratégias de sustentabilidade e ao mecanismo de arrecadação financeira que devem ser concebidos, inicialmente, a fim de gerar recursos para todas as ações necessárias para promover o uso público; à identidade visual do PEC, fundamental para qualquer ação de divulgação; e à utilização da internet para promoção do PEC e região, o que exige baixos investimentos.

A Unidade de Conservação é gerida pela Coordenadoria de Unidades de Conservação-CUC/Sedam. 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem