Núcleo de Segurança do Paciente em Cacoal, um dos que já funciona, cumprindo metas internacionais
“São dois importantes eventos que visam difundir e ampliar a cultura de segurança e aumentar o número de hospitais cadastrados no Estado”, anunciou a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Rosa Maria Ferreira de Almeida.
Dos 142 hospitais em funcionamento em Rondônia, 43 estão cadastrados na Agevisa. Reuniões para a formação de novos comitês de segurança do paciente nesses hospitais vêm sendo realizadas desde antes da pandemia, em 2020.
“Eventos que promovam a Segurança do Paciente no Estado, são sempre apoiados pela gestão; as unidades hospitalares devem promover uma assistência segura aos cidadãos rondonienses”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.
Segundo a ONA, diariamente, pacientes sofrem danos desnecessários à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que 134 milhões de eventos adversos ocorrem a cada ano devido a cuidados inseguros em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes a cada ano.
Para a gerente técnica da Vigilância Sanitária, Vanessa Ezaki, é urgente elevar a cultura de segurança do paciente no Estado: “Além do nosso apoio, a ONA tem respaldo nacional para discutir tais temas”, ela disse.
Entre os termas a serem abordados alinham-se:
► O que aprendemos com a pandemia;
► Segurança de pacientes em tempos de crise;
► Infecção relacionada à assistência à saúde;
► Indicadores de segurança do paciente e controle de infecção;
► Cuidado materno e neonatal seguro.