Produtores também conheceram as novas tecnologias empregadas no setor
Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer a produção de leite em Porto Velho, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO), apresentou o projeto PVHTEC LEITE que deve beneficiar cerca de 210 produtores do município.
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) apresentaram a iniciativa na última semana. O evento, que aconteceu na sede do Clube da Associação dos Empregados da Emater Rondônia, também contou com a presença de vários produtores de leite e de uma equipe da autarquia estadual de assistência técnica e extensão rural (Emater) que, por sua vez, apresentou o projeto intitulado Consultec.
Guilherme Pazzin, engenheiro agrônomo da Semagric, explica que o PVHTC LEITE vai beneficiar, inicialmente, um total de 210 produtores do município. Desses, 166 serão contemplados com a inseminação artificial em tempo fixo (IADF) e outros 44 produtores com a fertilização em vitro de forma sexuada, por meio da qual poderão saber o sexo dos animais de forma antecipada.
“Esse projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae tem o intuito de fortalecer a cadeia leiteira da região de Porto Velho e seus distritos, valorizando o produto e o produtor regional”, explicou o agrônomo.
A Prefeitura, através da Semagric, também disponibilizou um micro-ônibus para transportar os produtores de leite até o evento. Ao término da apresentação dos projetos, eles foram levados até o campo experimental da Embrapa, onde puderam conhecer as novas tecnologias empregadas no rebanho leiteiro.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho