A ação de conscientização contra doenças renais, ofertará aferição de pressão arterial, glicemia, distribuição de água e simulações de hemodiálise
“Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo estão entre os diversos fatores que podem levar à insuficiência renal crônica, onde os principais sintomas são: mudanças na urina (espuma, alteração de cor, sangue, dificuldade para urinar), dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço”, alertou o enfermeiro nefrologista, Gilmar Meireles.
A equipe de nefrologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP mediará o momento educativo. O Espaço Alternativo fica localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, próximo ao aeroporto.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, atuar na saúde é lidar com a informação mais relevante da sociedade. “O bem-estar de cada rondoniense é o objetivo da gestão, e para isso nosso trabalho de conscientização permeia a assistência em saúde, pois com hábitos saudáveis todos nós podemos viver melhor”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou sobre a campanha e a importância do autocuidado. “A prevenção, práticas saudáveis e a conscientização da população são primordiais para a qualidade de vida. Levar conhecimento faz parte do papel da saúde”, afirmou.
O Dia Mundial do Rim é comemorado na 2ª quinta-feira de março, e foi instituído com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, entidade que promove a campanha no País, uma em cada 10 pessoas em todo o mundo tem alguma doença renal, e que precisa ser diagnosticada o quanto antes.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia