A Ouvidoria é uma ferramenta de gestão e cidadania, por meio dela o processo de identificação das demandas dos habitantes de Porto Velho se torna um fator estratégico para aperfeiçoar a eficácia das ações do setor de saúde. Através dela, o morador pode solicitar necessidades, enumerar falhas, sugerir alternativas e destacar os serviços de saúde prestados pela Prefeitura.
Além disso, o canal é fundamental para orientar sobre correções e aprimoramentos necessários para garantir atendimentos de qualidade e solucionar demandas junto aos órgãos administrativos. Depois de acionado, o canal de denúncias registra, analisa e encaminha a devida solicitação para o setor competente e acompanha todo o processo até que se torne possível direcionar uma resposta ao solicitante.
Luiz Felipe Rodrigues Ferreira, ouvidor do SUS de Porto Velho, explica que a participação da comunidade, seja em forma de denúncias, reclamações, sugestões ou elogios, ajuda a promover um atendimento qualitativo.
Defensora e entusiasta da Ouvidoria do SUS, a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, destacou a importância das pessoas relatarem detalhadamente suas demandas para serem solucionadas com precisão pela equipe.
“É muito importante que os usuários da rede municipal de Saúde dê um retorno à ouvidoria sobre os serviços prestados na área da saúde, para que se tome medidas pontuais. Com a população trabalhando conosco, conseguimos melhorar”.
QUEM PODE RECORRER À OUVIDORIA DO SUS?
Qualquer cidadão que utiliza o serviço da rede municipal de saúde pode recorrer à Ouvidoria do SUS. Diante da necessidade de tratar de assuntos relacionados ao sistema de saúde como, por exemplo, denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios relacionados aos serviços do setor de saúde.
COMO REGISTRAR
Por e-mail através do endereço eletrônico ouvidoriasuspvh@gmail.com
De modo presencial na sede da Semusa localizada na av. Campos Sales, nº 2283 - Centro. Atendimento das 8h às 14h.
Pelo Whatsapp através do número (69) 98473-6050
Texto: Jainni Victória (supervisionada por Taís Botelho)
Foto: Leandro Morais
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)