O Concacau identifica, premia, promove e incentiva a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, abre as inscrições para o 3º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau do Estado, que vai reunir os maiores produtores que estarão concorrendo à premiações do 1º ao 4º lugar. O objetivo do Concacau é identificar, premiar, promover e incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau no Estado.
Podem participar produtores de cacau de Rondônia, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no regulamento do concurso. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de julho. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online e todos os campos devem ser preenchidos, também podendo ser efetuadas em todos os escritórios da Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, e ainda pelos técnicos de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, nos 52 municípios de Rondônia.
Os participantes deverão enviar suas amostras do cacau mediante o anexo de preenchimento de todas as informações, com a assinatura do produtor e do técnico responsável pela assistência da propriedade.
O concurso busca destacar os produtores que estão comprometidos em produzir cacau de alta qualidade, ao mesmo tempo em que adotam práticas sustentáveis em suas propriedades. É importante destacar também que o concurso não apenas premia os melhores produtores, mas também promove a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 30 de setembro.
Concacau vai reunir os maiores produtores de cacau do Estado
De acordo com secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cacauicultura é uma atividade fundamental para a economia de Rondônia. A região possui condições climáticas favoráveis para o cultivo de cacau e tem um potencial significativo para se tornar uma referência na produção de cacau de qualidade. No entanto, é necessário que sejam adotadas medidas que valorizem tanto a qualidade do produto quanto a sustentabilidade da produção.
“Através do Concacau, os produtores têm a oportunidade de apresentar seus cacaus e serem avaliados por especialistas no assunto. A categoria de qualidade busca reconhecer os produtores que estão investindo em melhorias na produção, como o uso de boas práticas agrícolas, seleção de variedades de cacau mais nobres e o controle de todo o processo de colheita e pós-colheita”, acrescentou.
Os vencedores do Concacau serão premiados até o 4º lugar, com premiação que totalizam R$ 35 mil. É importante destacar também que o concurso não apenas premia os melhores produtores, mas também promove a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, a cerimônia de premiação está marcada para 30 de setembro de 2023.
Uma observação para os produtores que quiserem se escrever também para o Concurso Nacional de Qualidade Cacau Especial do Brasil – Brasilian Cocoa Awards, na Bahia, e que está com as inscrições abertas até o dia 18 de agosto, em vez de mandar 5kg de amostras terão que enviar 10kg para que possam participar dos dois concursos: o estadual e o nacional.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia