Ações de combate à dengue são aplicadas durante o ano inteiro em Porto Velho

Ações de combate à dengue são aplicadas durante o ano inteiro em Porto Velho


O projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva orientações aos alunos da primeira infância

POrto Velho, RO - Embora o número de casos de dengue tenha reduzido consideravelmente no município, a Prefeitura de Porto Velho atua de forma rotineira na prevenção e no controle da transmissão da doença. Para atingir números cada vez menores e promover a saúde da população, o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) é fundamental no dia a dia da comunidade.

Em contato direto com a população, por meio de visitas domiciliares que visam orientar a comunidade, a equipe de agentes vai periodicamente até as residências e percorre lugares estratégicos, como borracharias e ferros velhos, que muitas vezes servem como criadouros do mosquito da dengue. Para monitorar o índice de infestação pelo mosquito da dengue, o município realiza ainda o Levantamento de índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que mede o Índice de Infestação Predial (IIP) e verifica a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito.

A equipe também investe em ações de educação em saúde, através do projeto “Nossa Escola Contra Dengue”, desenvolvido em escolas que atendem a primeira infância, que vai do nascimento até os 7 anos de vida, com o intuito de tornar a informação mais clara e acessível para o público infantil, já que os pequenos podem repassar em casa os conhecimentos adquiridos na escola.

De forma lúdica, as equipes preparam crianças para serem multiplicadoras

Jussara Alves, subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, compartilha que uma das ações foi realizada na última semana e envolveu em três escolas municipais, duas em Extrema (13 de Maio e José Augusto) e uma em Nova Califórnia (Maria Jacira). A programação contou com peças teatrais, música, dança, palestras e perguntas e resposta sobre a doença, atendendo uma média de 750 crianças do pré até o 5º ano.

“Hoje a equipe de combate à dengue não trabalha com períodos sazonais, pois o ano inteiro nós temos pessoas que adquirem a doença, já que a transmissão ocorre em qualquer época. Temos sim as fases de pico, em que as ações são intensificadas, mas quanto mais informações para a população, melhor. A gente não precisa passar informação sobre a dengue só no período em que a doença está em alta, podemos conscientizar a comunidade para que, justamente, não venha ocorrer um alto índice da doença durante os picos de transmissão”, declarou.

DENGUE


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Sua transmissão é favorecida, principalmente, com o acúmulo de água parada em reservatórios e superfícies. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que de janeiro a julho deste ano, a capital teve 905 casos confirmados da doença. Em 2022, no mesmo período, 1.718 casos foram confirmados no município.

Texto: Semusa
Foto: Semusa
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem