Porto Velho, RO - O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, representando pelo presidente Almir José Silva e o diretor da Secretária de Saúde, José Geltrude Valério, estiveram na tarde desta segunda-feira (28/08), em reunião com o deputado estadual, Ismael Crispim, na Assembleia Legislativa de Rondônia. O objetivo da visita, foi de solicitar ao deputado, a proposta de audiência pública para conscientizar a bancada federal quanto a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 101/2019, que visa assegurar assistência à saúde aos servidores da ex-Sucam intoxicados pelo pesticida DDT, utilizado no combate a malária.
“A situação desses servidores é gravíssima. O número de óbitos é alarmante e muitos encontram-se acamados sem acesso a tratamento digno de saúde. A PEC 101/2019 proposta pelo Sindsef/RO e de autoria do deputado federal Mauro Nazif busca tão somente essa cobertura de plano de saúde”, disse o presidente Almir José, ao justificar que o pedido de audiência pública é levar tal situação a conhecimento dos deputados estaduais e da sociedade para fortalecer a luta desses trabalhadores na Câmara Federal, onde encontra-se parada aguardando manifestação do presidente Arthur Lira para criação de Comissão Especial e posteriormente votação no plenário.
Segundo o diretor José Geltrude Valério, o Sindsef/RO tem conhecimento de que há três requerimentos solicitando da Presidente da Câmara, a criação da Comissão Especial, sendo dois deles de autoria dos parlamentares de Rondônia, Tiago Flores e Cristiane Lopes. No entanto, a tramitação permanece parada. “Por essa razão, o Sindsef pretende envolver toda sociedade, desta vez, recorrendo a Assembleia Legislativa para que some na luta e na mobilização da bancada federal”, destacou.
Receptivo, o deputado estadual Ismael Crispim se comprometeu a propor a audiência pública. “A pauta do Sindsef é pertinente, pois trata da saúde dos trabalhadores conhecidos como ex-sucanzeiros e merece nossa atenção. Vamos fazer um trabalho para que nossa bancada federal esteja presente na audiência pública e que eles sejam a nossa voz para que a PEC 101 tenha seguimento na Câmara”, afirmou Crispim.