Reuniões de câmaras temáticas do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Rondônia são realizadas pela Sedam

Reuniões de câmaras temáticas do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Rondônia são realizadas pela Sedam

As câmaras temáticas representam um avanço importante para o estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Visando a implementação de políticas mais efetivas e sustentáveis, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental- Sedam, realizou na primeira semana de agosto, reuniões das câmaras temáticas de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA e Salvaguardas, como sequência das deliberações do III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizado em maio deste ano. Essas Câmaras Temáticas são fundamentais no processo de comprometimento e fortalecimento do Governo do Estado, junto à política de ação climática, cumprindo assim os objetivos da política de governança climática do Estado, que assegura a participação ativa da sociedade civil nas discussões sobre mudanças climáticas e proteção do meio ambiente.

As câmaras temáticas são grupos compostos por especialistas, representantes da sociedade civil e diversas instituições, que atuam como espaços de discussão e tomada de decisões sobre temas específicos. Tem como principal função subsidiar o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas em suas deliberações. Ao realizar as reuniões, esses grupos proporcionam um espaço de debate minucioso e participativo, onde são discutidas questões-chave relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e proteção do meio ambiente.


Ao realizar as reuniões as câmaras proporcionam um espaço de debate minucioso e participativo

As câmaras representam um avanço importante para o estado de Rondônia, uma vez que possibilitam a construção de políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e proteção do meio ambientes de forma mais abrangente e participativa, visando um futuro mais sustentável para o Estado. A realização das primeiras reuniões das câmaras de Serviços Ambientais e Salvaguardas representam um passo significativo para a implementação de políticas mais efetivas em Rondônia.

Com a participação ativa das câmaras temáticas, o estado de Rondônia avança na formulação e consolidação das políticas públicas voltadas a esse tema, sobretudo no aspecto técnico-científico, promovendo a conservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade mediante a interatividade homem-floresta. Além disso, esses espaços promovem a transparência e a participação da sociedade civil nas decisões, o que fortalece a política de governança climática e garante maior legitimidade às ações do Governo.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem