Festa no Mercado Cultural celebra 109 anos de criação do município

Festa no Mercado Cultural celebra 109 anos de criação do município

Festa reuniu diversos artistas locais, valorizando os talentos da terra

Porto Velho, RO - Domingo (1º) foi dia de celebrar o aniversário de 109 anos de criação de Porto Velho. A festa realizada pela Prefeitura, alusiva ao dia 2 de outubro, aconteceu em frente ao Mercado Cultural, na Travessa Manelão, com direito a muita música, comercialização de comidas regionais e uma homenagem ao responsável pela criação da bandeira do município em outubro de 1983, Antônio Cândido da Silva, de 82 anos.

A festa que contou com a presença do secretário-geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, foi aberta com a apresentação da DJ Elenquelma. Na sequência aconteceu a solenidade oficial com a entrega de uma placa para o homenageado que é escritor, poeta e mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), e que fez questão de apresentar ao público a bandeira original e ainda declamar uma poesia sobre sua relação com a cidade.

Criador da bandeira de PVH recebeu a homenagem das mãos de Fabricio Jurado

“Nós começamos as comemorações na sexta-feira com aquela belíssima festa na Vila Olímpica, com a apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica e hoje esse show cultural com várias bandas, aberto a toda a população. A história de Porto Velho vem com vários eventos, desde a sua fundação, com o período da Borracha, Ciclo do Ouro, o advento das usinas e agora, desde 2017, com a gestão do prefeito Hildon Chaves, com vários programas e obras que trouxeram desenvolvimento para nossa cidade”, destacou Jurado.

Foi durante a gestão de Sebastião Valadares, quando a prefeitura de Porto Velho lançou o edital do concurso para a criação da bandeira, hino e brasão do município, que Antônio Cândido marcou a história da capital. As Três Caixas D’Água, símbolos de Porto Velho, foram a inspiração para a criação da bandeira.

Público prestigiou a homenagem da Prefeitura de Porto Velho à cidade

O historiador conquistou vitória dupla, saindo do concurso como criador da bandeira e do brasão do município, ambos inspirados nas Três Marias. “Me sinto feliz, é claro, mas acho até um exagero, eu participei do concurso de bandeira porque eu estava aqui e estava na hora certa, no lugar certo e dei sorte” comentou o homenageado, modesto, recordando-se da vitória.

Logo após a cerimônia, as apresentações musicais continuaram para entreter o público presente. A programação incluiu shows do Grupo D'Bobeira, Mikeia & Mario e Marla Souza, todos cadastrados no edital de credenciamento de artistas locais realizados pela Fundação Cultural do Município, organizadora do evento.

“Porto Velho é uma cidade que chega aos 109 anos de existência, pulsando de forma muito ritmada e muito agressiva, no bom sentido, muito aguda no crescimento e desenvolvimento. E a Prefeitura pensou em trazer para a população uma festa, uma caixa dançante, animada, com artistas locais priorizando a prata da casa. E é dessa forma, é com esse pensamento e com esse sentido, que a Funcultural quis confraternizar com a população, com o público, com o morador daqui, cantando parabéns para a cidade”, frisou o diretor de patrimônio cultural da Funcultural, Altair dos Santos.

Letícia Araújo aproveitou a festa e conheceu um pouco da história da cidade

Leticia Araújo, que é do estado de São Paulo, está em Porto Velho há cerca de 10 dias. A turista, que ama viajar e conhecer culturas, aproveitou a celebração. “Eu achei muito legal a festa como uma oportunidade de conhecer culturas, histórias como a do criador da bandeira do município, isso é muito bom e eu gosto de levar essa bagagem de volta pra casa”, comentou a visitante.

Para a realização do evento, a Funcultural contou com a parceria de secretarias, como a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com licenças; da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos, com a regularização dos permissionários; da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), com a iluminação; e da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), com a interdição de vias próximas para a segurança de todos.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura da festa, o chefe da Assessoria Técnica da Funcultural, Davi Castiel e o secretário Municipal de Administração, Paulo César Bergamin.

Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem