Semana Internacional do Café 2023, no Centro de Feiras de Minas Gerais, em Belo Horizonte, segue até sexta-feira, 10
Porto Velho, RO - Teve início na quarta-feira (8), a Semana Internacional do Café 2023, no Centro de Feiras de Minas Gerais (Expominas), em Belo Horizonte, e segue até sexta-feira (10). O evento reúne produtores, técnicos, empresários e público em geral, interessados em conhecerem as oportunidades de toda cadeia do café brasileiro, quanto ao acesso de novos mercados, negócios e pesquisas.
O Governo de Rondônia participa com uma comitiva formada por produtores premiados do 8º Concurso de Qualidade do Café – Concafé, que vão ter acesso a conhecimentos por meio de workshops. Rondônia também estará presente no concurso Coffee of The Year (COY).
FASES DO CONCURSO
O concurso é dividido em duas fases. Na primeira, as amostras são recebidas de produtores de todo o Brasil e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders, licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute – Instituto de Qualidade do Café). Nesta fase, o Governo do Estado possibilitou o envio das amostras; classificadas físicas e sensoriais), e são colocadas para prova às cegas, onde os participante da Semana Internacional do Café terão a oportunidade de avaliar e pontuar o melhor café degustado.
O Estado será representado por cinco produtores na fase final, sendo eles: Adenir Alves de Carvalho, Estanislau Antônio Ventorim e Lucilene de Jesus Maia dos Santos (todos de Cacoal); Edvaldo Manthay (São Miguel do Guaporé); e Evertton da Silva Xavier (Novo Horizonte); os quais foram classificados dentre as amostras de café enviadas ao COY 2023.
Governo de Rondônia fortalece a produção de café
“O oitavo concurso mostrou o potencial que o Estado possui”, evidenciou. O secretário vai participar no dia 9, das 11h30 às 12h30 de uma conversa sobre os Robustas Amazônicos juntamente ao presidente dos Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia, Juan Travain; na Sala de Inteligência de Mercado.
O governador Marcos Rocha ressaltou a importância da Semana Internacional do Café, destacando que, “os números da produção comprovam o crescimento das lavouras aliado à qualidade técnica do café. O Governo de Rondônia tem investido em tecnologia, equipamentos e mudas para os produtores. Os resultados estão sendo apresentados nos inúmeros concursos premiados no Estado e também em todo o Brasil”, salientou.
INVESTIMENTOS
Rondônia possui uma produção de 3.661.416 sacas; uma área plantada de 61.846 hectares e a maior produção é da espécie Coffea Canephora da variedade Robusta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Governo investe na estruturação da cadeira produtiva, criando a Câmara Setorial do Café; Programa de Incentivo e Industrialização do Café em Rondônia (Procafé); definição do padrão de mudas de cafeeiros para Rondônia; e pesquisa de Avaliação de Clones de Cafeeiros. Também foram distribuídas 9 milhões de mudas de café nos últimos anos, de calcário, compra de 59 secadores, plantadeiras e calcareadeiras.
Integram a comitiva na Semana Internacional do Café, dirigentes e técnicos da Seagri; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae); e empresas voltadas para o ramo cafeeiro.