Glayce Bezerra acompanhou a comitiva durante todo o tour apresentando os pontos históricos da capital
"É uma oportunidade valiosa de troca de experiências e de informações, com Porto Velho apresentando o que temos de melhor em nosso roteiro histórico, cultural e gastronômico, além de apresentarmos outras ações importantes, servindo de base para que outros municípios, respeitando as suas peculiaridades, possam também desenvolver a atividade turística, que gera emprego e renda", disse a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.
Para Alexandre Pereira, é sempre importante que os municípios possam fazer esse intercâmbio. "Hoje, um terço do PIB de Fortaleza é gerado pelo turismo. Mas, nem sempre foi assim. É um trabalho que vem sendo construído e mostra que, considerando as potencialidades de cada lugar, é possível se desenvolver a atividade que gera emprego, renda e cria uma identidade de pertencimento também dos locais", completou.
No obelisco da Independência, os participantes também aprenderam sobre o local
A coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Cruzeiro do Sul (AC), Sandra Azevedo, disse que Porto Velho tem se destacado na organização de seus pontos turísticos e outras ações. "Esse modelo é adequado para a nossa realidade, temos uma geografia parecida, temos muitos balneários também e outras atividades que podem ser incrementadas. Pensamos no turismo como fonte de renda para as famílias e por isso estamos aqui, nessa troca de informações", acrescentou.
Já Sidnei Antunes, diretor municipal de Turismo de Pimenta Bueno, observou que Porto Velho tem se estruturado para o turismo e isso estimula que os municípios do interior também possam se desenvolver. "Já temos um modelo na capital, que pode servir de base para que os municípios adotem, levando em conta a realidade de cada um. É por isso que estamos aqui neste evento: para absorver informação e boas ideias".
PROGRAMAÇÃO
O artista plástico Alexandre Flores pintava quadros no momento da visita
A visita guiada iniciou na Praça das Três Caixas D’água, onde o vereador, professor e historiador Aleks Palitot fez uma intervenção contando um pouco da história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e da instalação das caixas d´água. O artista plástico Alexandre Flores pintava quadros no momento da visita.
Em seguida, a comitiva foi até a calçada da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com uma breve apresentação do trabalho dos seringueiros e a importância da extração de látex. A próxima parada foi na praça Getúlio Vargas, no obelisco da Independência em frente ao antigo Palácio do Governo e ao Mercado Cultural. Novamente, Aleks Palitot explicou a importância histórica dos locais.
O secretário de Turismo de Fortaleza considera importante o intercâmbio entre estados brasileitos
A comitiva se dirigiu até o Museu Internacional do Presépio, na Associação São Tiago Maior, na zona Leste da capital. Considerado o 2º maior do mundo, o local abriga mais de mil presépios em diversas formas, tamanhos e confeccionados em diferentes materiais.
A parada seguinte foi para o almoço na Vila Candelária, com o cardápio de peixes regionais, valorizando a gastronomia local.
ROAD SHOW
A programação do Road Show, na noite de quarta-feira, no auditório do Hotel Golden Plaza, reuniu dirigentes do turismo em Rondônia, apresentando a campanha promocional "O melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros".
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Ana Flávia Venâncio
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)