Porto Velho, RO - Essa é uma semana decisiva para os servidores da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho, pois a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pode votar o relatório final definindo as ações que serão contempladas com orçamento em 2024. Dentre elas, cinco emendas apresentadas para reestruturação da carreira dos servidores federais das referidas categorias.
Para o presidente do Sindsef/RO, Almir José Silva a apresentação das emendas é o primeiro grande passo importante, sendo resultado das mobilizações dos movimentos sindicais em todo país, principalmente em frente aos Ministérios em Brasília e nas redes sociais, assim como apelos e reivindicações aos deputados federais na Câmara.
As emendas foram apresentadas pelos deputados Alice Portugal (PCdoB), Erika Kocay (PT/DF), Reginaldo Veras (PV/DF), Tarcísio Mota (PSOL/RJ) e Túlio Gadelha (PDT/Ceará).
"Precisamos reforçar as mobilizações para a aprovação e a inclusão das emendas no relatório final orçamento 2024, que será votado nesta semana", afirma Almir José.
As emendas
Nas emendas apresentadas, os deputados federais destacam que os servidores da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho estão há anos sem reajuste devido às perdas inflacionárias. Além do mais, tais trabalhadores atuaram no combate e controle da pandemia da Covid 19, inclusive na vacinação da população brasileira, no combate às endemias tais como a dengue, zyka e chikungunya, febre amarela e nos postos e hospitais Brasil afora.