Pesquisa Datafolha constata ainda que o cenário de polarização permanece entre eleitores do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro
Porto Velho, RO - Pesquisa do instituto Datafolha revelou que 90% dos eleitores não se arrependem de votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o segundo turno das eleições do ano passado.
É a segunda vez que o questionamento é posto à prova pela pesquisa. A primeira aconteceu em setembro deste ano. Os índices são semelhantes.
O quadro de polarização continua: 30% dos entrevistados se autodeclaram petistas, enquanto 25% identificam-se como bolsonaristas.
No caso de Lula, 9% dizem ter se arrependido do voto, enquanto 7% apontam o mesmo sobre Bolsonaro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Além disso, 38% argumentam atualmente confiar mais em seu candidato do que nas eleições, enquanto 43% consideram a confiança no mesmo nível e 18% apontam que é menor que antes.
Datafolha aponta confiança em Lula e Bolsonaro
Com um recorte por candidato, 40% dizem confiar mais em Lula; 41% mantêm a mesma credibilidade; e 19% pensam confiar menos. Lula tem uma aprovação de 38% do eleitorado.
Quanto a Bolsonaro, 36% dos eleitores dizem confiar mais agora; 46% mantêm sua confiança; e 17% confiam menos que antes.
Foram ouvidas, ao todo, 2.004 pessoas, com mais de 16 anos, em 135 cidades. A pesquisa se deu no dia 5 de dezembro.
Fonte: Metropoles