O Geoportal oferece uma visão abrangente e detalhada do estado ambiental
Porto Velho, RO - Criado para ser uma inovação tecnológica na prevenção e combate aos ilícitos ambientais, o Geoportal, ferramenta do Governo de Rondônia, foi apresentado durante a Conferência do Clima (COP 28) no painel “Inovações tecnológicas na prevenção e no combate ambiental”, que teve o objetivo de discutir os avanços que vêm contribuindo para as ações de descarbonização e adaptação dos estados brasileiros.
A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com o código-fonte e dados da Coordenadoria de Geociências (Cogeo). O GeoPortal incorpora avanços de última geração, elevando o monitoramento e a gestão ambiental. Dotado de tecnologias de sensoriamento remoto, como imagens de satélite de alta resolução e sistemas de georreferenciamento, oferece uma visão abrangente e detalhada do estado ambiental, o que possibilita a detecção precoce de alterações na cobertura vegetal; identificação áreas de desmatamento ilegal, e pronta resposta a incidentes ambientais.
A integração de dados geoespaciais, aliada a algoritmos avançados de análise, permite uma abordagem proativa na identificação de áreas de risco e na elaboração de estratégias preventivas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a apresentação do GeoPortal garante transparência para ações do Governo. “O Estado ocupa o 1° lugar em transparência dos dados públicos e com o Portal estamos caminhando para consolidar esta marca.
A importância da plataforma está na capacidade de oferecer acesso público às informações precisas e atualizadas, para servidores dos órgãos públicos, pesquisadores e profissionais da iniciativa privada, envolvidos na gestão ambiental; também capacita a sociedade, permitindo que tome decisões sobre questões que impactam diretamente no ambiente que vivem”, pontuou.
De acordo com o coordenador da Cogeo, Guilherme Vilela, o GeoPortal mapeia e monitora, e também facilita a tomada de decisões informadas e ágeis, fortalecendo a capacidade de ação das autoridades ambientais.
“Além disso, a acessibilidade e a transparência são pilares da plataforma, considerando a disponibilização de informações georreferenciadas de forma pública, promove a participação cidadã e o engajamento da sociedade na conservação e proteção do meio ambiente. A ferramenta aprimora a eficiência operacional da Sedam e a aplicação dessas inovações tecnológicas servem como um modelo inspirador para outras regiões e países que estão enfrentando desafios ambientais similares”, destacou.
O coordenador afirmou que o GeoPortal destaca-se como exemplo de como a tecnologia pode ser aliada à preservação ambiental e atividades sustentáveis. É o progresso, no qual a tecnologia se une à consciência ambiental; uma ferramenta que molda o presente e o futuro sustentável para Rondônia.