Quarta etapa do plano de ação do turismo de base comunitária é iniciada na Resex Lago do Cuniã

Quarta etapa do plano de ação do turismo de base comunitária é iniciada na Resex Lago do Cuniã


Porto Velho, RO - Servidores da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) foram até a Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, no baixo Madeira, em Porto Velho, para iniciar a 4ª etapa de desenvolvimento do plano de ação do turismo de base comunitária nos núcleos da unidade extrativista, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). A visita aconteceu nos dias 4 a 6 de dezembro.

O tursimo de base comuninária gera renda aos locais e crescimento social

Uma comitiva multidisciplinar esteve na reserva: a secretária Glayce Bezerra, a diretora de fomento ao turismo, Tatiana Sadeck e assessora da Semdestur, mais os docentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Haroldo Medeiros e Sandra Garcia, e o analista ambiental do ICMBio, Mauro Guimarães. Além das instituições envolvidas no projeto do turismo de base comunitária, uma equipe de imprensa local acompanhou a visita técnica, que também contou com apoio logístico da Associação de Moradores do Cuniã (Asmocun), com Tito e Hadegilton Lopes.

O objetivo da visita técnica foi iniciar o processo do estudo de capacidade de carga na Resex, para tabular qual fluxo de turistas os núcleos suportam para minimizar possíveis impactos sociais e ambientais. Foram realizadas visitas técnicas nos Núcleos Pupunhas, Neves, Silva Lopes, Araçá e Bela Palmeira, com avaliações em equipamentos turísticos como pousadas, restaurantes, pontos de apoio, além de testes de produtos turísticos, como: alvorecer no lago, observação de jacarés e pássaros, revoada dos biguás, experiência com frutos amazônicos, gastronomia local, artesanato, levantamento de trilhas ecológicas, além da focagem noturna de jacarés.

Foram visitados os Núcleos Pupunhas, Neves, Silva Lopes, Araçá e Bela Palmeira

Foi abordado com os moradores levantamento quanto ao potencial econômico local, aceitação da comunidade com plano de ação e entrega do material promocional da unidade desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Semdestur. Em breve, serão instaladas placas e mapas turísticos do Cuniã para auxiliar na localização, melhorando a experiência e segurança do visitante.

O resultado desse estudo será avaliado pelo ICMBio, para uma possível liberação de grupos de visitantes conduzidas por agências de turismo. A partir da consolidação dos estudos e da anuência do ICMBio, as atividades turísticas poderão iniciar, com o credenciamento das empresas interessadas, capacitações e eventos testes que irão prepará-los para prática ao turismo sustentável, com orientações sobre a boa prática do turismo conforme o Plano de Manejo da Resex.

Para a secretária da pasta, Glayce Bezerra, "esse processo de construção é fundamental para fomentar um turismo responsável, que proverá uma renda extra aos moradores, como também uma ferramenta de preservação ambiental e da cultura centenária do baixo Madeira”.

Texto: Semdestur
Foto: Semdestur
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem