Sem saber que era gravado, o deputado federal Zé Trovão, bolsonarista da “ala ideológica”, criticou duramente Jair Bolsonaro: “Mau exemplo”
Porto Velho, RO - Bolsonarista da chamada “ala ideológica”, o deputado federal Zé Trovão criticou duramente Jair Bolsonaro em conversa com aliados, sem saber que estava sendo gravado. Em áudio obtido pela coluna, ele afirma que o ex-presidente é “o maior mau exemplo para a política”.
Na mesma gravação, Zé Trovão culpou Bolsonaro por “entregar” a Presidência para Lula em 2022. Eleito com 71 mil votos no estado de Santa Catarina, o deputado é investigado por supostamente incitar atos antidemocráticos contra o STF – ele chegou a ser preso preventivamente por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Curiosamente, ao se referir a Bolsonaro na reunião, o deputado criticou o ex-presidente por “querer resolver as coisas no grito, na guerra”. Segundo fontes, a gravação foi feita três meses após a última eleição presidencial.
Na ocasião, Zé Trovão fazia um desabafo sobre o assessor Jackson Schubert, lotado em seu gabinete na Câmara. No diálogo, o deputado dá a entender que o servidor reprovava críticas que o parlamentar fazia a políticos do mesmo espectro político.
Disse Zé Trovão: “Falei [para o assessor Jackson]: ‘Cara não é assim que funcionam as coisas. Tu tá viajando. Tu tem que ter um pouco mais de centro, Jackson. Um pouco mais de maturidade para as coisas, cara. Maturidade é o princípio da vida do homem, cara. Se você continuar nessa pegada…'”.
Em seguida, Zé Trovão conta que Jackson o criticava por falar mal de alguns candidatos. E relata a resposta que deu ao assessor: “Eu digo: ‘Cara, mas eu tô falando contigo, que é meu assessor, que eu não concordo, que não gosto desse cara.
Quantas vezes eu te falei: não gosto do Mauricio Peixer, mas infelizmente eu tô com Mauricio Peixer, faz parte do partido. Eu tenho que tratar com respeito, cara'”. Peixer é deputado estadual em Santa Catarina e presidente do PL municipal de Joinville.
Na sequência, Zé Trovão critica Bolsonaro:
“Jackson, a vida política é isso, cara. Não resolve as coisas no grito, na guerra, não, mano. Eu não sou o Bolsonaro, velho. Que é outro mau exemplo pra política. O maior mau exemplo pra política é o Bolsonaro. Entregou a Presidência da República pro Lula, porque quis desse jeito”.
Zé Trovão em momento de lazer com o casal Bolsonaro Reprodução
Zé Trovão se pronuncia
A coluna procurou a assessoria de imprensa do deputado Zé Trovão. O próprio parlamentar entrou em contato e deu sua versão sobre o áudio:
“Eu já disse que não concordo com muitas coisas do Bolsonaro. Mas não tem sentido eu falar que Bolsonaro é mau exemplo. Ele é o maior exemplo, não mau. Somente em alguns momentos ele deixou de fazer coisas que eram importantes para não gerar desagrado nacional. Tudo o que tenho devo ao Bolsonaro”, disse Zé Trovão.
O deputado continuou:
“Essa parte do áudio [‘Bolsonaro é o maior mau exemplo’], para mim, está esquisita. Eu nunca disse que era mau exemplo pra ninguém. Eu disse que ele cometeu erros. Não concordo com tudo o que ele fez, mas concordo com 99% do que ele fez. Na minha plena convicção e consciência, eu jamais diria que Bolsonaro é mau exemplo.
Mau exemplo é bandido, corrupto, criminoso. Isso ele nunca foi. Tanto que tentam a todo custo arrumar alguma forma de prendê-lo e não conseguem. Se ele cometeu erros nas falas dele, cometeu por ser verdadeiro, por ser transparente, assim como eu também sou.
E Bolsonaro não entregou a eleição para o Lula. O cara [atual presidente] que teve mais de 60 milhões de votos e não pode sair na rua… Como não se pode questionar mais nada no país, a gente tem que aceitar a eleição. Infelizmente, a gente perdeu a eleição.
Eu me lembro exatamente de uma conversa que eu tive com o Jackson [assessor]. Falei que não gosto de algumas pessoas que se vendem como de direita e não são de direita, se elegeram nas costas do presidente Bolsonaro, mas não cumprem o dever”.
Fonte: Metropoles