Força-tarefa aérea de Rondônia já está no Rio Grande do Sul para reforçar ajuda humanitária

Força-tarefa aérea de Rondônia já está no Rio Grande do Sul para reforçar ajuda humanitária

Tropa aérea do Governo de Rondônia desembarcou no Rio Grande do Sul para prestar socorro diante da destruição deixado pelas enchentes

Porto Velho, RO - A equipe aérea especializada em salvamento, que integra a força-tarefa do Governo de Rondônia, desembarcou na noite de segunda-feira (6) em Canoas, no Rio Grande do Sul, e já foi acionada para atendimento aeromédico, de Novo Hamburgo para Santa Rosa, para prestação de assistência à pequena Vitória, de sete meses, com quadro de bronqueolite. A tropa terrestre deve integrar ao grupo na quarta-feira (8), com início das atividades prevista para quinta-feira (9), à disposição do comando da Defesa Civil gaúcha.

A força-tarefa rondoniense está comprometida a socorrer a população gaúcha diante dos estragos deixados pelas fortes chuvas, com mais de 300 cidades inundadas. O governador de Rondônia, Marcos Rocha desejou à equipe sucesso na missão, reforçou que o Estado confia na competência dos profissionais, e destacou que, o Governo de Rondônia não poupará esforços para socorrer o Rio Grande do Sul.

“Os 21 bombeiros militares e os dois médicos, especialistas em atuar em desastres, representam os mais de 1,5 milhão de rondonienses que se solidarizam com o sofrimento das famílias do Rio Grande do Sul. Por meio dessa equipe, o Governo de Rondônia levou mais que equipamentos e conhecimento técnico, está proporcionando esperança de dias melhores para todos que foram afetados pelas enchentes “, ressaltou o governador.


Equipe rondoniense é acionada para atendimento aeromédico

ESTRUTURA

A estrutura de salvamento destinada ao Rio Grande do Sul também inclui dois cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), treinados para rastrear pessoas desaparecidas e atuar em condições extremas; quatro viaturas autosalvamento; diversos materiais e equipamentos; e uma aeronave Caravan, essencial para o apoio aéreo.

A piloto, tenente BM, Rosineide Medrado de Macedo explicou que a aeronave possui duas Unidades de Terapia Intensiva UTI; tem capacidade para atender na modalidade “full pax”, que é a configuração para transportar nove passageiros, e também é possível retirar todos os bancos e atuar como “full carga”.”Temos todas essas possibilidades para ajudar e atender às demandas solicitadas”, afirma.

O médico cirurgião intensivista e operador de suporte médico da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Marcos Berti destacou a satisfação de integrar a força-tarefa. “Estamos à disposição para ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul, nesse momento tão difícil”, pontuou.

Segundo o subcomandante do CBMRO, coronel BM Andrey Vinícius Ribeiro Vaz, a tropa está motivada para cumprir a missão e apoiar o Rio Grande do Sul, que tanto precisa de ajuda neste momento. “Todos os investimentos feitos pelo Governo de Rondônia em conhecimento técnico na na tropa, e nos equipamentos, nos dá condições de cumprir nossa missão”, destacou.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia 
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem