Linhas de transporte escolar são priorizadas pela Semagric
Porto Velho, RO - Com grande extensão territorial, possuindo o maior rebanho bovino de Rondônia e expandindo a produção de grãos e outros produtos, Porto Velho já desponta como um novo polo da agropecuária. Mas, para assegurar esse processo de expansão, a Prefeitura da capital, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), tem atuado para garantir boas estradas rurais.
E o desafio da Prefeitura de Porto Velho é manter a boa trafegabilidade dos cerca de 7,5 mil quilômetros de estradas rurais sob sua responsabilidade. O trabalho de melhorias inclui patrolamento, encascalhamento, saídas de água, manutenção em pontes, substituição de bueiros, rebaixamento de morros e outros serviços.
Com a maior frota própria de transporte escolar do país, a Prefeitura de Porto Velho transporta mais de 6.300 alunos por dia, em 178 rotas, num total de 15 mil quilômetros diários. Dessa forma, a prioridade da Semagric é trabalhar para que as linhas de transporte escolar sejam priorizadas, que são linhas emergenciais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que administra 56 escolas na área rural.
Prefeitura também investiu recurso próprio na compra de máquinasPara executar esse trabalho, a Prefeitura recebeu maquinários, adquiridos através de emendas federais, também investiu recurso próprio na compra de máquinas e na contratação de horas/máquinas para realizar uma série de serviços de melhorias nas estradas.
No ano passado, foram contratadas 36 máquinas, entre motoniveladora, retroescavadeira, pá carregadeira, caçamba basculante e outros maquinários, para a realização de trabalhos em cerca de 3 mil quilômetros de recuperação de vicinais, contemplando o distrito de Rio Pardo, União Bandeirantes, entorno da sede do município e Gleba Rio Preto. Essa contratação de hora/máquina foi com recurso próprio do município.
Outra ação importante foi a executada com recursos do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), com a contratação de empresa terceirizada para trabalhos de limpeza lateral e patrolamento de cerca de 1.500 quilômetros de estradas rurais. Entre as Linhas contempladas a 22, 27 e 32, nos Travessões 22 e 27, nos ramais Vila Princesa e Kariary. Além da Linha 45 e na localidade de Morrinhos.
Mais de 20 pontes foram também recuperadas pela equipe da secretariaForam cerca de 5,5 mil quilômetros de estradas rurais recuperados, seja através da gestão direta da Semagric, com empresas contratadas ou terceirizadas. Foram também recuperadas mais de 20 pontes e mais de 100 bueiros pelas equipes de trabalho da Secretaria.
TRABALHO
Os trabalhos atenderam regiões como o Setor Chacareiro, a Bacia Leiteira, a região da Estrada Penal até o distrito de São Carlos, e a Estrada do Japonês até o Rio Caracol. O trabalho também foi executado nas estradas da BR-319 até o quilômetro 114; na gleba Rio Preto e na região da localidade Vila da Penha.
Os distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes receberam melhorias nas estradas, além de nove pontes e 18 bueiros na região de Rio Pardo recuperados. Estradas nos distritos de Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia também foram contempladas com serviços de recuperação.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: SMC
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)