Na Assembleia Legislativa (Alero), o tema é amplamente discutido pelos parlamentares na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre os principais projetos aprovados estão: 275/2023, de autoria da deputada Rosângela Donadon (União Brasil), que dispõe sobre a intensificação da fiscalização do tráfico de animais silvestres nas rodovias estaduais no âmbito do estado de Rondônia; e o 9/2023, que dispõe sobre a proibição do uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido em Rondônia.
O presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), ressaltou a importância da data e reafirmou o compromisso da Assembleia com a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais da região. Ele destacou os desafios enfrentados pelo estado e as ações legislativas necessárias para promover um desenvolvimento que respeite o meio ambiente.
"Hoje, reforçamos nosso compromisso com a preservação da Amazônia, um dos maiores patrimônios naturais do mundo. Ao lado dos demais deputados estaduais, temos trabalhado incansavelmente para criar políticas públicas que protejam nossas florestas, rios e a rica biodiversidade que temos. Sabemos que o desenvolvimento sustentável é a chave para garantirmos um futuro próspero e saudável para as próximas gerações", declarou.
A Comissão
Presidida pelo deputado estadual Pedro Fernandes (PRD), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem se destacado em projetos de políticas pública que fomentam a preservação e o desenvolvimento ambiental. "Os desafios são grandes, mas nosso compromisso é maior. Precisamos unir forças para combater o desmatamento e as queimadas, promover a recuperação das áreas degradadas e incentivar a economia verde. A Assembleia Legislativa de Rondônia está aberta ao diálogo e à cooperação com todos os setores para construir um futuro sustentável", concluiu o presidente da Comissão.
Texto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO
Foto: Secom - Governo de Rondônia
Fonte: ALE/RO