Governo de RO firma compromisso para construção do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa

Governo de RO firma compromisso para construção do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa

O plano visa definir estratégias eficazes e detalhadas para a recuperação de áreas degradadas

Porto Velho, RO - Com o intuito de definir estratégias eficazes e detalhadas para recuperação de áreas degradadas, o governo de Rondônia participou de um encontro durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), e deu um importante passo em prol da preservação ambiental ao firmar um compromisso para construção do Plano de Recuperação de Vegetação Nativa de Rondônia. A reunião aconteceu na quarta-feira (13), em Baku, no Azerbaijão.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o vice-presidente da Conservação Internacional, Maurício Bianco. O plano visa contribuir para redução do desmatamento, mitigação das mudanças climáticas e regularização de propriedades rurais no estado. O projeto é essencial para promover o desenvolvimento sustentável em Rondônia, ao mesmo tempo em que busca proteger as riquezas naturais da Amazônia e fortalecer a resiliência dos ecossistemas locais. Outro aspecto de destaque do plano é seu potencial para alavancar o engajamento de investidores e a captação de recursos por meio de financiamentos públicos, privados e de parcerias de cooperação internacional, fundamentais à execução de ações de restauração e geração de impactos positivos na economia sustentável.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do compromisso firmado para construção do Plano e enfatizou a relevância da iniciativa ao futuro sustentável do estado. “Estamos dando um passo decisivo para garantir que Rondônia avance de forma sustentável, unindo conservação ambiental e desenvolvimento econômico. O Plano nos permitirá proteger as florestas, valorizar o potencial da Amazônia e atrair recursos que fortalecerão nossa atuação em prol da biodiversidade e qualidade de vida da população.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o Plano de Recuperação de Vegetação Nativa (Planaveg), está alinhado com as referidas metas que prevê a recuperação de 12 milhões de hectares de vegetação nativa em todo o país até 2030. “Esse alinhamento estratégico reforça o empenho do estado com os objetivos nacionais de conservação e recuperação ambiental, consolidando Rondônia como um ator relevante na agenda de sustentabilidade do Brasil”, salientou.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem