CCJR discute projeto sobre saúde mental de agentes de segurança pública

CCJR discute projeto sobre saúde mental de agentes de segurança pública

Comissão aprovou projeto sobre saúde de mental (Juliano Salim I Assessoria Parlamentar)

Porto Velho, RO - A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) aprovou projetos na manhã desta terça-feira (10), durante reunião ordinária. Entre as matérias aprovadas, os deputados discutiram sobre a saúde mental dos agentes de segurança pública.

O Projeto de Lei 375/2024, de autoria do deputado Delegado Camargo (Republicanos), institui a Política Estadual de Saúde Mental para os profissionais da segurança pública de Rondônia, que inclui membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Polícia Penal, Polícia Científica, agentes socioeducativos e agentes de Segurança Viária.

Essa política abrange o planejamento, a execução, o controle e a avaliação de todas as atividades relacionadas à saúde mental desses agentes públicos, com o objetivo de possibilitar o pleno uso de seu potencial físico e mental.

Conforme o projeto, o objetivo da Política de Saúde Mental é garantir o bem-estar biopsicossocial desses profissionais, por meio de: atendimento integral aos que sofrem de transtornos mentais, visando à recuperação de sua saúde; criação e/ou divulgação de programas de educação, informação e sensibilização sobre o tema do suicídio, entre outros.

A proposição foi relatada pela deputada Dra. Taísa (Podemos), que emitiu parecer favorável. Os demais membros da comissão, presentes na reunião, acompanharam o voto da relatora.

A comissão também aprovou o Projeto de Lei 399/2024, de autoria da deputada Dra. Taísa, que institui o programa de defesa pessoal para mulheres no estado de Rondônia. As atividades visam ao treinamento de mulheres em técnicas de defesa pessoal voltadas à dissuasão da violência doméstica e familiar.

De acordo com a proposição, o programa pode incluir aulas regulares e itinerantes, palestras, seminários e atividades similares, preferencialmente ministradas por mulheres. O parecer do deputado Delegado Camargo foi favorável e acompanhado pela comissão.

A CCJR ainda discutiu e aprovou outros projetos. A população pode acompanhar as reuniões, presencialmente, ou assistir pela TV Assembleia, canal 7.2, ou pelo canal no YouTube.

As reuniões da CCJR acontecem às terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 2. Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Texto: Eliete Marques I Secom ALE/RO
Foto: Juliano Salim I Assessoria Parlamentar
Fonte: ALE/RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem