Campanhas organizadas pela Fhemeron mobilizam doadores para garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de Carnaval
De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o planejamento é feito sempre com bastante antecedência. “Entre as iniciativas planejadas para fevereiro, temos a parceria com a uma instituição religiosa, em Porto Velho; que sediará uma grande coleta durante o mês de fevereiro. As equipes da Fhemeron estarão, também, no município de Urupá, levando a ação itinerante para ampliar a captação de doadores e reforçar o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões”, evidenciou.
![](https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/1408-FOTO-ONIBUS-FHEMERON-EDEBLANDES-ORTIS-1-370x247.jpg)
Em fevereiro, a Fhemeron está no município de Urupá, levando a ação itinerante para ampliar a captação
SOLIDARIEDADE
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salienta que, “a doação de sangue é um gesto simples, mas de extrema importância para salvar vidas. Durante o Carnaval, os hospitais registram um aumento na demanda por sangue devido às emergências médicas e acidentes. Por isso, a Fhemeron reforça o chamado para que a população participe ativamente e ajude a manter o estoque em níveis seguros.”
SEJA DOADOR
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. A recomendação é estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia