Trabalhadores do Sintero são recebidos por deputados na Assembleia Legislativa

Trabalhadores do Sintero são recebidos por deputados na Assembleia Legislativa


Porto Velho, RO - O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) realizou na última terça-feira(25), um dia de mobilização geral da categoria chamado de “Sintero em Luta”. Entre as ações ocorreu uma audiência na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

A categoria foi recebida no parlamento estadual pelos deputados Luizinho Goebel (Podemos) e Cláudia de Jesus (PT). Luizinho é vice-presidente da Comissão de Educação da Casa de Leis. Caravanas com trabalhadores da educação de 11 regionais do Sintero lotaram o plenário da Casa de Leis. Na pauta de reivindicações dos trabalhadores estão: auxílio-alimentação de R$ 1.000,00; auxílio-transporte; gratificação de titulação; equiparação de técnicos e técnicas educacionais níveis I e II; tabela de progressão; criação de Lei Estadual do piso do magistério para técnicos e técnicas reajustado anualmente.

A mesa foi composta pelos dois parlamentares e também pela diretora do Sintero, professora Lionilda Simão; e Claudir Magalhães, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A deputada Cláudia de Jesus saudou os trabalhadores e afirmou que eles estavam no espaço correto, pois, e no parlamento que são tomadas as decisões no Estado.

“Nós agradecemos por vocês estarem aqui. Essa casa é para que possamos fazer debates com responsabilidade. Para que possamos trazer as nossas dores e passar para quem, de fato, posso resolver. Aqui, são votadas todas as decisões para a condução do Estado de Rondônia. Estamos aqui para poder ajudar e fazer o meio-de-campo junto ao Governo estadual. Lembro também que hoje, dia 25 de março, é o Dia Estadual Pelo Combate ao Feminicídio em Rondônia. É uma pauta que abraçamos e conscientizar as pessoas sobre a violência doméstica e o feminicídio e, infelizmente, o nosso Estado lidera esse triste ranking”, disse.

Virada de Chave


O deputado Luizinho Goebel também saudou os trabalhadores da educação e falou sobre a importância dos professores na vida de uma pessoa. Ele lembrou de uma experiência pessoal que o fez admirar ainda mais os trabalhadores da educação.

“Eu recebi uma virada de chave há cerca de um ano. Meu filho Lorenzo, um dia eu cheguei em casa e ele me disse: papai quero te mostrar uma coisa. Ele pegou um caderno e um lápis e escreveu Luiz e Lorenzo. Naquele dia, a minha concepção de professores mudou muito mais. Eu senti muito forte, depois dos 50 anos, um sentimento que um professor ensinou meu filho a escrever. Então, todas as ações que possamos fazer para contemplar um trabalhador da educação, nós vamos fazer”, relatou.

A representante do Sintero, Lionilda Simão, também agradeceu a receptividade da Casa de Leis à categoria da educação. Ela rememorou que em 2018, houve um movimento grevista de 45 dias e que a Assembleia Legislativa acolheu os filiados do Sintero.

“Foi a grande responsável para que fechássemos a negociação como governo do Estado. Estamos batendo novamente nessa porta e dizendo que estamos pedindo o apoio”, declarou.

Quem também fez uso da palavra foi Claudir Magalhães, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Ela falou sobre a aprovação do Plano Nacional de Educação, tanto a nível municipal como estadual, para que ele seja colocado em prática.

“Nós queremos divulgar esse segundo Plano Nacional da Educação. Um dos pontos é a gestão democrática da educação, que é um principio da constituição de 88 e, até hoje, ainda querem que o gestor da escola seja o Q.I de quem indica. Não queremos isso. A educação é maior que tudo isso. Ela tem que ser uma política de Estado, independente, de que partido esteja governando”,

Governador

Luizinho Goebel informou que na próxima reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa será na terça-feira (01), onde serão levadas as pautas de reivindicações da categoria. Disse também que será solicitada uma reunião com o governador Marcos Rocha e representantes do Sintero.

“Que o governador tenha a oportunidade de fechar o mandato com chave de ouro junto aos trabalhadores da Educação. Nós precisamos daqueles que fazem educação. Do servidor mais simples ao professor, precisamos de todos”, finalizou Luizinho.

Texto: Ivanilson Tolentino | Jornalista
Foto: Ednei Carvalho | Secom ALE/RO
Fonte: ALE/RO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem