Instaurada em abril de 2023, a CPI foi criada com o objetivo de investigar possíveis irregularidades na criação de 11 unidades de conservação ambiental durante a gestão do ex-governador Confúcio Moura (MDB). As investigações também incluíram contratos firmados com as empresas Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda e Biofílica Investimentos Ambientais S.A., relacionados a projetos de compensação ambiental e créditos de carbono.
Deputados integrantes da CPI:
A Comissão foi composta pelos seguintes parlamentares: Alex Redano (Republicanos) – Presidente Jean Oliveira – Vice-presidente, Pedro Fernandes – Relator, Lucas Torres – Membro, Cirone Deiró – Membro, Taíssa Sousa – Membro
Declarações do Presidente Alex Redano
“Essas reservas foram criadas na calada da noite, sem ouvir a população e afetando milhares de famílias”, afirmou Alex Redano. Segundo ele, o relatório final é uma resposta concreta às comunidades impactadas e será fundamental para embasar ações jurídicas e administrativas.
Encaminhamentos
O relatório final da CPI será encaminhado aos órgãos competentes, como o Ministério Público, Tribunal de Contas e demais instâncias de controle, para que sejam tomadas as providências cabíveis diante das irregularidades constatadas.
Texto: Mateus Andrade | Jornalista
foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO
Fonte: ALE/RO