Informe do Sindsef: Governo confirma pagamento de remuneração e reajustes retroativos para servidores em 2 de maio

Informe do Sindsef: Governo confirma pagamento de remuneração e reajustes retroativos para servidores em 2 de maio

 


Porto Velho, RO - O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef-RO) informou, por meio de comunicado, que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou oficialmente que o pagamento da remuneração referente ao mês de abril, bem como os reajustes retroativos, será realizado no dia 2 de maio.

A confirmação do pagamento acontece após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última quinta-feira, 10 de abril. Com a sanção da LOA pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os recursos destinados aos reajustes remuneratórios foram assegurados.

Na nota divulgada pelo MGI, o governo reforça que a Medida Provisória nº 1.286, de 2024, permanece em vigor até o dia 2 de junho. No entanto, um Projeto de Lei já foi enviado ao Congresso Nacional com o objetivo de substituir a referida medida provisória, conforme acordo firmado com o Legislativo.

Apesar do reajuste linear de 9% conquistado pelos servidores, o Sindsef/RO, em conjunto com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef), reforça que a mobilização da categoria continua. As entidades sindicais destacam a necessidade de avanços em pautas prioritárias, como a equiparação de benefícios — entre eles o auxílio-alimentação —, a criação de um auxílio nutrição voltado a aposentados e pensionistas, além da regulamentação da negociação coletiva no setor público.

Outro ponto central das reivindicações é a luta contra a reforma administrativa, considerada pelas entidades como um processo de elitização do Estado. Também está entre as principais bandeiras a definição de diretrizes para planos de cargos e carreiras no serviço público.


O Presidente do Sindsef/RO, Almir José, informou ainda que pretende intensificar a mobilização dos servidores públicos na Marcha da Classe Trabalhadora, que está programada para acontecer em Brasília no dia 29 de abril, em conjunto com outras entidades representadas pela Condsef/Fenadsef.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem