POR QUASE UNANIMIDADE (SÓ UM VOTO CONTRA) VEREADORES MANTÉM CONTRATO DO LIXO DE 2 BI COM A MARQUISE

POR QUASE UNANIMIDADE (SÓ UM VOTO CONTRA) VEREADORES MANTÉM CONTRATO DO LIXO DE 2 BI COM A MARQUISE


Porto Velho, RO - O placar fala por si mesmo. Foram 21 votos contrários à mudança no contrato de 2 bilhões de reais para o lixo em Porto Velho, feito no governo Hildon Chaves, contra dois votos divergentes e uma ausência. Mesmo com o esforço da administração municipal, que tentou derrubar o contrato atual, assinado em março do ano passado, alegando principalmente cumprir decisão do Tribunal de Contas do Estado, de que havia irregularidades, a quase totalidade dos vereadores não aceitou os argumentos. Manteve, portanto, o contrato de 2 bi, numa parceria Público/Privada com a empresa Eco Rondônia/Marquise. Aliás a Marquise vem atuando em Porto Velho desde o governo Carlinhos Camurça, desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Passou pelas gestões de Roberto Sobrinho, Mauro Nazif e também nos oito anos de Hildon Chaves. O assunto foi considerado de grande importância para ser resolvido nos primeiros meses do governo de Léo Moraes. A intenção era a de realizar nova licitação, daí cumprindo todas as exigências do TCE-RO. Os vereadores não toparam.

Basicamente, a alegação é que a licitação foi feita de forma correta e inclusive com correções exigidas pelo Tribunal e pelo Ministério Público, além da plena aprovação da Procuradoria do município. O pano de fundo, contudo, é um pouco mais complexo. O vereador Thiago Tezzari, relator do projeto de eventual mudança, votou pela manutenção do atual contrato, seguido por mais 20 votos. Na primeira grande contenda entre Executivo e Legislativo, ficou claro que o prefeito Léo Moraes precisará se aproximar mais da Câmara. Tantos votos contrários ao seu projeto, deixa esta conclusão no ar!

MARCOS ROGÉRIO AINDA NÃO DECIDIU, MAS DISPUTAR O GOVERNO DEVE SER SEU PLANO A


Governo ou Senado? Esta é a grande dúvida sobre o futuro de um dos políticos rondonienses que mais tem se destacado no cenário nacional, desde que brilhou, defendendo o então governo Bolsonaro, na CPI do Circo, criada para tentar causar danos políticos ao então ex-Presidente. Marcos Rogério tem o aval do PL nacional (leia-se Jair Bolsonaro), para concorrer ao Senado, junto com outro ji-paranaense que terá o apoio total do ex-Presidente, o empresário do agronegócio Bruno Scheid ou de ir ao Governo. Caso opte por disputar a cadeira que é de Marcos Rocha, o atual senador terá o direito de escolher quem será o nome para substituí-lo na corrida senatorial. Este foi um dos principais temas abordados por Marcos Rogério, na longa entrevista que concedeu nesta segunda-feira ao jornalista e apresentador Everton Leoni, no programa SICNews (SICTV/Record, de segunda a sexta, 20 horas). A tendência é que Rogério vá mesmo ao Governo, embora esta decisão ainda dependa do quadro que irá se formar daqui para a frente. No bate-papo, o senador lembrou que, em seu mandato, já destinou mais de 1 bilhão de reais em emendas, divididos por praticamente todos os 52 município. Destacou também a importância de estar comandando a Comissão de Infraestrutura do Senado, responsável por organizar os grandes investimentos do país.

Na conversa na SICTV, não faltaram temas polêmicos, como o protesto pela condenação da cabeleireira a 14 anos de prisão, por ter usado batom para pichar uma estátua e a necessidade de se ter um Senado que possa controlar a atual composição do STF. Sobre o futuro de Bolsonaro, Marcos Rogério ainda acredita que ele poderá ser um nome para a Presidência, lembrando que o atual presidente Lula, condenado por vários crimes, saiu da cadeia para disputar a eleição, enquanto Bolsonaro não cometeu crime algum. Atual presidente do PL regional, Marcos Rogério terá, no Estado, voz forte para definir candidaturas e fazer alianças. Quer o Governo (este é o Plano A) mas pode optar por buscar mais oito anos de mandato no Senado. Os próximos meses vão lhe indicar qual o melhor caminho.

Fonte: Tudorondônia.com
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem